Existem várias formas de chegar ao Santuário de Fátima, mas nenhuma será mais especial que fazer esse percurso a pé guiado pela sua fé em cumprimento de promessas, em busca da espiritualidade ou simplesmente pelo prazer de caminhar num encontro com eles próprios.
O percurso entre o Porto e Fátima, tem uma extensão de cerca de 230 km e integra o denominado Caminho do Norte, recorrendo na larga maioria da sua extensão o Caminho de Santiago, em sentido oposto e por isso fazendo uso, sempre que possível de caminhos secundários e trilhos de grande beleza paisagística. O Caminho do Norte liga dois dos mais importantes locais de Peregrinação Mundial: Santiago de Compostela e Fátima, sendo possível percorre-lo nos dois sentidos.

DURAÇÃO 14 Dias– 13 noites
DISTÂNCIA 229 km em 12 etapes
MÍNIMO DE PAX:
2 Pessoas
DISPONIBILIDADE Março a Novembro
INCLUIDO
13 Noites de alojamento e café da manhã
Transfer de bagagens entre alojamentos (1 Mala por pessoa)
Suporte de emergência
Kit Peregrino
Roadbook para o Caminho (com descrições e dicas)
NÃO INCLUIDO
Voos, transfers, refeições, tours adicionais, seguro, despesas pessoais, tudo o não mencionado em “Incluido”
PREÇOS Por pessoa em quarto duplo: sob consulta
EXTRAS Suplemento de quarto individual: sob consulta
Suplemento de viajante individual: sob consulta

Notas:

– Somos uma companhia local, por isso não existem intermediários quando reserva connosco. O nosso objectivo é oferecer-lhe a melhor relação qualidade/preço possível e prestar-lhe todo o apoio que necessite.
– Os hotéis nos nossos programas são regularmente inspecionados pela nossa equipe e são selecionados de acordo com rigorosos critérios de qualidade e localização.

– Não organizamos grupos/excursões. O programa acima descrito foi desenhado para Peregrinos em regime auto-guiado.

– Não organizamos programas com chegada a Fátima entre os dias 10 e 15 de Maio, Agosto e Outubro.

Pedido de informação:


1

Chegada

Dia livre no Porto
Encontro com um colaborador da PGW para entrega da documentação e briefing

Alojamento: Hotel 3*

2

1ª etapa: PORTO - LOUROSA (23 km)

Transfer Porto – Canelas
O primeiro dia iniciará com um breve transfer para Canelas de forma a evitar a área urbana do Porto e Gaia. A jornada é relativamente fácil, com percursos pouco acidentados. Desfrute das vistas da Serra do Pilar, da Serra de Negrelos e pouco depois entra em Lourosa, onde terminará a Vossa etapa.

Alojamento: Hotel 3*

3

2ª etapa: LOUROSA - OLIVEIRA DE AZEMEIS (17 km)

De Lourosa a Oliveira de Azemeis, o Caminho é percorrido predominantemente em áreas rurais. Cidades como Santa Maria da Feira e São João da Madeira farão parte deste dia de caminhada. Nesta última, não deixe de visitar a capela da Nossa Senhora dos Milagres. As pequenas encostas, os rios e ribeiros irão completar o cenário do segundo dia. É de destacar o vasto Património Cultural, evidenciando a cultura destes lugares.

Alojamento: Hotel 3*

4

3ª etapa: OLIVEIRA DE AZEMEIS - ALBERGARIA-A-VELHA (16 km)

No terceiro dia, as etapas passam maioritariamente a ser em zonas agrícolas. Depois de sair de Oliveira de Azeméis, passará pelo Senhor da Pedra (Antiga ponte romana -local invocativo nos antigos Caminhos da Peregrinação). Pouco depois deixará para trás a área Metropolitana do Porto, entrando assim na região de Aveiro. A Igreja Paroquial em Albergaria A Velha marcará o ponto de chegada ao fim de mais uma etapa.

Alojamento: Hotel 3*

5

4ª etapa: ALBERGARIA-A-VELHA - AGUEDA (13 km)

O Rio Vouga irá conduzi-lo em grande parte do percurso. Depois de atravessar a ponte sob o Rio entrará em Lamas do Vouga, uma antiga aldeia na margem do Rio. O restante trajeto será realizado por estrada até alcançar Águeda. Em poucos Quilómetros estará então em Águeda, cidade conhecida pelo seu festival de arte, em espaço urbano – Umbrella Sky Project.

Alojamento: Hotel 3*

6

5ª etapa: AGUEDA – MEALHADA (26 km)

Este dia de Caminhada é relativamente fácil e multifacetado. A saída de Águeda faz-se por estradas que atravessam terrenos agrícolas e florestais, com um relevo ondulado e de fácil execução, encontrando pelo caminho algumas áreas industriais. Desfrute da paisagem sobre as vinhas da famosa região vinícola demarcada da Bairrada.

Alojamento: Hotel 3*

7

6ª etapa: MEALHADA - COIMBRA (23 km)

A caminho de Coimbra, irá usufruir de uma paisagem marcadamente agrícola, com vários trechos de calçada romana ao longo do caminho. Deverá seguir por uma área florestal densa em Carqueijo, que o salvaguardará da movimentada Estrada N1. Chegando a Adémia de Baixo, a Veiga do Rio Mondego irá conduzir o seu percurso pela Mata Nacional do Choupal, até às portas da cidade de Coimbra, Património da Humanidade.

Alojamento: Hotel 3*

8

7ª etapa: COIMBRA - CONDEIXA-A-NOVA (16 km)

A caminhada começa com a travessia sobre o Mondego, percorrendo a calçada de Santa Isabel, e com os Conventos de Santa Clara e São Francisco como pano de fundo. Depois de passar o Alto de Santa Clara, e até Condeixa-a-Nova, o relevo que vai enfrentar será suave, passando por áreas de floresta alternadas com pequenas localidades até chegar a  Condeixa-a-Nova.

Alojamento: Hotel 4*

9

8ª etapa: CONDEIXA-A-NOVA - RABAÇAL (16 km)

A paisagem que irá encontrar nesta etapa é incrivelmente rural e pitoresca, com vegetação tipicamente mediterrânica. Aproveite essa tranquilidade para desfrutar da sua passagem pelas ruínas de Conimbriga, seguir novamente pela estrada romana ao longo do rio Mouros, até chegar à pequena Villa Romana do Rabaçal (World Monuments Fund).

Alojamento: Hotel 2*

10

9ª etapa: RABAÇAL – ANSIÃO (17 km)

À saída do Rabaçal, do lado esquerdo, poderá observar as ruínas do Castelo de São Germanelo mandado erguer pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e seguir por um longo troço de calçada romana. Olivais e campos agrícolas marcam o cenário deste dia onde um relevo ondulado e suave predomina. Chegue a Ansião pela Ponte da Cal, sobre as águas do rio Nabão.

Alojamento: Hotel 3*

11

10ª etapa: ANSIÃO – FREIXIANDA (23 km)

O dia de hoje será marcado por alterações no relevo, distintas das últimas etapas, com um percurso marcado por encostas de vales e travessia de grandes áreas florestais, até chegar à pequena aldeia de Freixianda que marcará o final de mais uma jornada.

Alojamento: Hotel 3*

12

11ª etapa: FREIXIANDA – OURÉM (23 km)

Este será mais um dia marcado por vários troços florestais e áreas rurais. O caminho até Ourém segue pelos campos, contornando Caxarias e Seiça, onde poderá visitar a Igreja de Nossa Senhora da Purificação e a Casa Museu de Seiça. Em Ourém não deixe de visitar o Castelo medieval.

Alojamento: Hotel 3*

13

12ª etapa: OURÉM – FÁTIMA (16 km)

No último dia do Caminho de Fátima, o percurso serpenteia entre caminhos rurais e alguns troços em estradas. Chegados ao Santuário de Fátima, poderá vivenciar a magia inerente a este local Sagrado. As Igrejas, Museus, Lugares de Memória que evocam acontecimentos históricos fazem deste percurso final, um momento mais reflexivo e de mais proximidade com a nossa Fé.

Alojamento: Hotel 3*

14

Partida

Após o café da manhã – final dos nossos serviços

Caminho Porto - Fatima

Your Name *

Your Email *

Your Phone *

Start Date

Nº of People *

Your Message

caminho de fatima
caminho de fatima
caminho de fatima
caminho de fatima
caminho de fatima
caminho de fatima
fatima way